GUIA DE MANUTENÇÃO

Trate os seus produtos Florem com muito carinho para garantir durabilidade e beleza. Para isso, guarde sua peça Florem em local seco, arejado e à sombra. Locais úmidos, quentes ou empoeirados podem causar deformação, endurecimento, mofo, manchas e cheiros desagradáveis nas suas bolsas e calçados. Caso esteja molhado, seque completamente à sombra antes de guarda-lo.

Use suas peças. Não deixe-as guardadas por muito tempo, sem ao menos coloca-las para “respirar”. Ao contrário, após um ano, poderão desenvolver problemas como descolagens, fragilidades, ressecamento e perda de vitalidade.

As bolsas devem ser guardadas com enchimento para evitar que se deformem, principalmente aquelas que não têm estrutura e são mais “moles”.

Evite atrito com áreas asperas e objetos pontiagudos, pois eles podem perfurar o material provocando dano irreversível. Cuidado também com tintas, maquiagens, gorduras, óleos, perfumes que contenham álcool e outros materiais químicos. Eles causam manchas e ressecamento no material. Roupas com tingimentos mal fixados ou artesanais podem provocar manchas, principalmente em produtos de cores claras.

Produtos em couro poderão apresentar pequenas marcas e diferenças de tonalidade, características de um produto natural.

Esteja atenta ao excesso de peso. Além de fazer mal a sua saúde, com o tempo ele também deforma o corpo, as alças e costuras de sua bolsa.

Atenção. Tenha cuidado redobrado na limpeza de produtos de duas cores, pois uma cor pode manchar a outra, danificando sua peça. Siga as orientações abaixo para melhor cuidado da sua peça Florem.

DICAS PARA LIMPEZA

Couro natural: o couro não pode ser molhado. Por isso, se necessário, passe somente um pano umedecido em água com sabão neutro e finalize a limpeza com um pano seco.

Couro vegetal: esse tipo de couro é extremamente sensível e frágil. Por isso, deve ser limpo com movimentos leves. Sugerimos o uso de gel limpador específico encontrado em lojas especializadas.
Lona: em bolsas, recomendamos a lavagem a seco. Em calçados, lave com cuidado em água fria, utilizando sabão neutro. Nunca deixe o calçado de molho.

Madeira: evite atritos para que ela não lasque, risque ou manche.

Metais: produtos ou detalhes metalizados são sensíveis a umidade, como o suor constante, e poderão perder a cor gradualmente. Evite esse tipo de exposição. Proteja também de atritos para que não risque, danificando a cor.

Nobuck / Camurça: limpe com produtos específicos e finalize a limpeza com um pano seco. Por fim, sugerimos o uso de impermeabilizante especifico encontrado em lojas especializadas.

Nylon: utilize uma escova de cerdas macias, umedecida em água com sabão neutro. Passe a escova com cuidado. Não mergulhe o produto na água ou deixe de molho. Certifique-se de que todo sabão foi removido. Se for bolsa, deixe-a secar de cabeça para baixo para não marcar o fundo.

Palha: passe pano seco ou escova de cerdas macias para tirar o pó ou areia que possa ficar entre as tramas. Não molhe e não utilize pano úmido. A água pode deformar e até mofar sua peça.

Pedrarias / detalhes artesanais: estes devem ser limpos com delicadeza por serem produzidos e fixados à mão.

Plástico: o plástico pode ser lavado; porém, se a superfície tiver textura diferente, passe somente uma escova seca de cerdas macias.

PU: limpe apenas com pano umedecido em água com sabão neutro.

Tecido (algodão, sarja e trama): lave, com cuidado, em água fria com sabão neutro. Não deixe de molho. Se for bolsa, ao secar, deixe-a sempre de cabeça para baixo para não marcar o fundo. Se o forro for colorido, não mergulhe a bolsa na água, pois poderá manchar a parte externa. Nesse caso, use um pano umedecido em água com sabão neutro.

Verniz: para recuperar o brilho utilize uma flanela seca e limpa.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Trate os seus produtos Florem com muito carinho para garantir durabilidade e beleza.
Produtos em couro poderão apresentar pequenas marcas e diferenças de tonalidade, características de um produto natural.